3 de abril de 2017

Visita de Estudo ao Porto - “Fundação de Serralves” - 2

Após retemperar forças, rumo a Serralves!

Já em Serralves passeamos pelo parque de Serralves e participamos na atividade: “Cientistas no Parque”.


Sendo o nosso principal objetivo que os alunos consolidassem o conhecimento adquirido em sala de aula sobre as temáticas relacionadas com a produção e sustentabilidade alimentar, previamente já tinham sido alertados para a produção posterior à visita de estudo de trabalhos individuais ou em grupo, que focassem os temas: biodiversidade, agricultura biológica, hortas pedagógicas.
Já no Parque de Serralves e, apesar da atividade “Cientistas no parque” – “Diversidade das plantas”, ter sido substituída pela “ Diversidade dos seres vivos” (recolha de animais do solo, observação à lupa e identificação das características externas para classificar por grupos taxonómicos, os alunos tomaram conhecimento da grande importância que estes animais têm para a agricultura/ enriquecimento dos solos (decompositores, matéria orgânica); os alunos foram também convidados a observar a horta pedagógica/canto de plantas aromáticas e a tomar consciência da importância de criação de hortas para a sustentabilidade alimentar.

Inicialmente, e distribuídos em pequenos grupos, os alunos foram encaminhados para os laboratórios do Parque, onde assistiram a uma apresentação do que iriam fazer de seguida.


Seguidamente, encaminhar-se-iam para o Parque, onde aplicaram os conhecimentos adquiridos, pesquisando e identificando esses pequenos insetos, vermes, etc.


Num terceiro momento, todos regressaram à sala /laboratório, na qual preencheram uma ficha formativa, aplicando os conhecimentos adquiridos.

Após esta atividade, todos se dirigiram para a horta pedagógica, onde os alunos puderam tomar contacto com as consociações aí existentes e tomar contacto com a realidade da importância de uma horta pedagógica.



Finalmente, nos relvados verdejantes dos jardins de Serralves, o apetite infantil, exacerbado pelas tarefas executadas e correrias esfusiantes foi satisfeito num piquenique muito descontraído, numa reta final da visita de estudo muito apetecida e merecida.




Sem comentários:

Enviar um comentário