15 de abril de 2017

Visita de estudo ao Banco de Germoplasma Vegetal de Portugal


Visita de Estudo
No dia 25/01/2017, alguns alunos do 8.º ano da escola EB 2,3 de Gualtar deslocaram-se ao Banco de Germoplasma Vegetal de Portugal.
Em primeiro lugar assistimos a uma breve apresentação que consistia em ficarmos a saber melhor o que se fazia neste local. Lá guardam-se diversas variedades de sementes de espécies vegetais e analisam o seu ADN. Nos armazéns encontram-se mais de 40 mil variedades de espécies vegetais, como por exemplo, há cerca de 1960 variedades de milho.
Seguidamente observamos as trabalhadoras a separarem e a contar sementes de tomate.
Depois de assistirmos a isto dirigimo-nos a um armazém de sementes que se encontrava a 5 ºC. O facto de as sementes estarem expostas a baixas temperaturas permite-lhes conservar-se durante muito tempo.
Algum tempo depois, dirigimo-nos para outro armazém, mas este continha espécies sem sementes conservadas de uma maneira diferente. Estas variedades estavam conservadas “in vitro”, que significa que as guardavam dentro de frascos de agar que é uma substância nutritiva que serve para elas se alimentarem. Tinham também temperatura e fotoperíodo controlados.
Saímos do armazém e deslocamo-nos a um laboratório onde se extraia o ADN das plantas, para ver se podiam ser germinados.
Quando estávamos a ir embora, tivemos uma surpresa interessante. Descobrimos que lá não armazenam apenas espécies vegetais mas também conservam sémen de boi e galo.
Regressamos à escola por volta das 16:36h.

Trabalho realizado por:
- Filipe Silva, n.º 2, 8.º C
- Carolina Vieira, n.º 4, 8.º C
- Eduarda Silva, n.º 8, 8.º C
- José Lopes, n.º 13, 8.º C

- Pedro Ribeiro, n.º 17, 8.º C



Sem comentários:

Enviar um comentário