2 de fevereiro de 2017

Dia do Agrupamento - Visita de Filipe Pinto


Enquadrado no projeto Eco Escolas, Projeto Rios e Eathink, numa luminosa manhã de inverno, na sua soalheira biblioteca escolar, os alunos do quinto ano de escolaridade da EB2.3 de Gualtar esperavam ansiosamente a chegada e a sã convivência com o cantautor Filipe Pinto, estrela do programa televisivo «Ídolos 2010».
Filipe Pinto é agora reconhecido autor de duas obras de Literatura infantojuvenil, «O planeta limpo do Filipe Pinto» e «O planeta limpo do Filipe Pinto +ENERGIA», recomendados pelo Programa Ler+ e Plano Nacional de Leitura.
Após alguns minutos de expectativa, chegou finalmente a estrela da festa! Com o seu companheiro de jornada, Fábio Rocha, e a sua inseparável viola, Filipe Pinto dialogou com as crianças, leu expressivamente um
dos capítulos da sua mais recente obra, tendo cantado e encantado todos os presentes.
Seguidamente, solicitou a colaboração de alguns alunos, para dramatizarem um excerto da obra, numa clara demonstração do funcionamento e mais-valias da energia solar!
O rosto alegre dos miúdos (e o das professoras e o das assistentes operacionais!), o seu sorriso aberto e deliciado, o acompanhar das canções, … demonstravam bem como Filipe interagia empaticamente com a assistência.
Foi mais uma aula de Ciências Naturais (e de Português e de Educação para a Cidadania Global), lecionada por um jovem engenheiro florestal que conseguiu articular os seus interesses maiores (a sustentabilidade do planeta, a importância primordial do Sol, tipos de energia alternativos), com o seu amor pela música, transmitindo-os de forma lúdica às gerações mais jovens, numa perspetiva ambiental e educativa.
Finalmente, a palestra terminou com uma longa sessão de autógrafos e de fotografias com o ídolo das crianças.

Uma aula muito fixe!

Texto de aluno do 5º A

Sem comentários:

Enviar um comentário