20 de novembro de 2016

Apresentação do projeto




A Escola Básica de Gualtar, situada na periferia de Braga, numa zona peri-urbana, recebe alunos provenientes de freguesias urbanas (Este e Gualtar) e de freguesias rurais localizadas no planalto do monte de Espinho (Pedralva, Sobreposta e Espinho), cultural e economicamente mais desfavorecidas e onde, embora não associada à atividade profissional, subsistem, atividades complementares, ligadas à exploração agrícola, para consumo próprio.

Verifica-se uma elevada percentagem de alunos apoiados pela Ação Social Escolar (ASE), sobretudo no segundo ciclo (43,9%) descendo, no terceiro ciclo, para 34,0%. Dado este contexto escolar muito polarizado (urbano versus rural) o projeto dá resposta a muitas das necessidades sentidas da escola, nomeadamente a criação de um espaço comum que reforce o envolvimento de toda a comunidade escolar, e o trabalho cooperativo dos professores, em torno de objetivos comuns. O projeto, ao promover sistemas alimentares sustentáveis e a agricultura familiar valoriza os valores e saberes de uma parte da comunidade escolar que se sente culturalmente desfavorecida e, por isso, menos motivada e empenhada nas tarefas escolares. Assim, projeto EATHINK contribui para a melhoria das aprendizagens e para o sucesso educativo dos alunos numa dupla vertente: 

• desenvolve competências transversais indispensáveis a todo o processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente a partilha de saberes, o sentido de responsabilidade, a autonomia, a solidariedade, a capacidade de intervenção, o espírito crítico e a criatividade; 

• a participação no projeto está integrada na avaliação dos alunos e consta do Projeto Curricular de Turma (PCT) das turmas do 5º e 8º anos nas disciplinas de Ciências Naturais e Educação para a Cidadania Global, numa perspetiva de gestão integrada do currículo. A nossa opção pela tipologia “horta escolar” visa, essencialmente, salvaguardar e considerar a individualidade, o contexto socioeconómico e a proveniência dos alunos, reforçando o sentimento de pertença à escola e ao agrupamento, promovendo, assim, a melhoria das aprendizagens.   

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