A Escola Básica de Gualtar, situada na periferia de Braga, numa zona peri-urbana, recebe alunos provenientes de freguesias urbanas (Este e Gualtar) e de freguesias rurais localizadas no planalto do monte de Espinho (Pedralva, Sobreposta e Espinho), cultural e economicamente mais desfavorecidas e onde, embora não associada à atividade profissional, subsistem, atividades complementares, ligadas à exploração agrícola, para consumo próprio.
Verifica-se uma elevada percentagem de alunos apoiados pela Ação Social Escolar (ASE), sobretudo no segundo ciclo (43,9%) descendo, no terceiro ciclo, para 34,0%. Dado este contexto escolar muito polarizado (urbano versus rural) o projeto dá resposta a muitas das necessidades sentidas da escola, nomeadamente a criação de um espaço comum que reforce o envolvimento de toda a comunidade escolar, e o trabalho cooperativo dos professores, em torno de objetivos comuns. O projeto, ao promover sistemas alimentares sustentáveis e a agricultura familiar valoriza os valores e saberes de uma parte da comunidade escolar que se sente culturalmente desfavorecida e, por isso, menos motivada e empenhada nas tarefas escolares. Assim, projeto EATHINK contribui para a melhoria das aprendizagens e para o sucesso educativo dos alunos numa dupla vertente:
• desenvolve competências transversais
indispensáveis a todo o processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente a
partilha de saberes, o sentido de responsabilidade, a autonomia, a
solidariedade, a capacidade de intervenção, o espírito crítico e a
criatividade;
• a participação no projeto está integrada
na avaliação dos alunos e consta do Projeto Curricular de Turma (PCT) das
turmas do 5º e 8º anos nas disciplinas de Ciências Naturais e Educação para a
Cidadania Global, numa perspetiva de gestão integrada do currículo. A nossa
opção pela tipologia “horta escolar” visa, essencialmente, salvaguardar e
considerar a individualidade, o contexto socioeconómico e a proveniência dos
alunos, reforçando o sentimento de pertença à escola e ao agrupamento, promovendo, assim, a melhoria das aprendizagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário